Busca no site:

Panorama sobre avaliação educacional encerra seminário

Tamanho do texto: A- A A+

Palestra da professora Alicia Bonamino, da PUC-RJ, reuniu alunos, pesquisadores, profissionais ligados à área educacional e colaboradores do CAEd; evento integrou I Seminário de Gestão e Avaliação


Com a conferência “25 anos de Avaliação no Brasil”, teve fim a primeira edição do Seminário de Gestão e Avaliação da Educação, promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) por meio do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação (PPGP). A palestra, ministrada pela professora Alicia  Bonamino, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), aconteceu no auditório do Museu de Arte Moderna de Juiz de Fora (Mamm), na sexta-feira, 8 de agosto.

Doutora em Educação e professora associada da PUC-RJ, Alicia é pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) e possui experiência de pesquisa e ensino nas áreas de política educacional, avaliação da Educação Básica, aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e desigualdades educacionais. Durante a conferência, Alicia  abordou as limitações e os desafios da avaliação nacional da Educação Básica por meio dos aspectos históricos, destacando a importância e os elementos que devem pautar, a seu ver, os sistemas de avaliação nos próximos anos.

“Certamente, avançamos no Brasil na assimilação de uma cultura de avaliação, e há exemplos de estados e municípios nos quais o trabalho das escolas é constantemente analisado pelos participantes do processo educativo”. Confira na íntegra a entrevista com a professora Alicia Bonamino.

Balanço

O I Seminário de Gestão e Avaliação da Educação contou com mesas-redondas, apresentações de trabalhos e debates voltados aos alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Além disso, foram lançadas duas publicações relacionadas ao tema: a sexta edição da revista “Pesquisa e Debate em Educação”, produzida semestralmente pelo PPGP, e o livro “Casos de Gestão”, que reúne experiências vividas por professores e alunos do programa de mestrado do CAEd/UFJF no intuito de debater sobre a eficiência da  rede pública de ensino no país.


Criado em: 18 ago 2014 | Categoria: Notícias |